Atenção senhor colaborador com destino ao seu cargo em nossa empresa, seja bem-vindo a esse voo. Afivele o cinto e boa viagem nesse voo de sucesso em sua carreira.
Deu para perceber que como em um voo, a entrada de um novo funcionário deve ser um momento de alegria. É o que chamamos de onboarding, um processo de acolhimento dos funcionários tanto à empresa, como à equipe.
Agora responda: sua empresa tem um processo de onboarding? Nesse artigo vamos falar dos pontos essenciais para que esse processo ocorra com sucesso para todos.
Antes da decolagem
Ainda em terra, vamos traduzir o que é o onboarding. Na língua portuguesa podemos chamar de integração ou ambientação do novo colaborador.
“É o treinamento inicial onde são apresentados a cultura da empresa, seus processos internos e as ferramentas utilizadas no dia a dia. O objetivo é garantir que o novo integrante se sinta acolhido e bem-informado sobre sua função”, explica Carolina Amazonas, Head de Operações do Grupo Educavix.
E esse treinamento de integração pode e orienta-se que seja feito por etapas, sempre lembrando que esse primeiro contato é essencial para reduzir o turnover e reter os talentos.
Quando cada etapa é feita de forma integrativa, vê-se que logo o funcionário estará adaptado a cultura organizacional.
Além da visão macro da empresa ao longo do processo deve haver uma imersão na área de atuação e os micros processos, chegando até a rotina do trabalho.
E para cada área haverá uma integração diferente, podendo inclusive ser personalizada. Cabe ao responsável do setor montar juntamente com o RH a série de treinamentos sobre os temas específicos da função.
O onboarding pode ser feito híbrido, presencialmente ou só online, como é o nosso caso. “Adotamos apresentações e compartilhamento de tela para demonstrar as ferramentas e plataformas usadas no dia a dia. O formato é dinâmico, com espaço aberto para dúvidas e interação, garantindo que o colaborador se sinta acolhido e compreenda a cultura e os processos da empresa”, detalha Carolina.
A head explica ainda que o processo funciona para todas as áreas da empresa. Ela exemplifica como o feito pela Educavix para o seu setor Comercial. Além da missão e visão da empresa, todos passam pela trajetória da esteira de produtos, próximos passos de alcance no mercado, e depois uma imersão com a Head Comercial.
Dessa forma, na Educavix o novo ou novos integrantes, pois pode ser feito de forma coletiva, acompanham de perto os atendimentos e gerenciamento da carteira, e logo em seguida já iniciam os atendimentos e tiram as dúvidas com a prática.
Para este setor, por exemplo, o processo leva em torno de 3 dias, mas o acompanhamento individual continua por pelo menos 15 dias, até que o novo integrante tenha autonomia de consultar o supervisor em dúvidas mais pontuais.
Um ponto de atenção nesse processo é o de evitar reuniões longas e cansativas. Dê preferência a atividades dinâmicas, com espaço aberto para conversas e esclarecimento de dúvidas.
Em seus assentos
Agora que você já sabe da importância do onboarding ou integração de novos colaboradores é hora de checar se todos estão sem seus assentos para esse voo decolar, ou seja, ter um modelo de processo.
Carolina lembra que o custo no desenvolvimento de onboarding varia conforme o modelo adotado. No caso de treinamentos online, o investimento é principalmente em tempo de preparação dos materiais e acompanhamento dos novos funcionários. No entanto, a economia gerada pela melhor adaptação e retenção do colaborador compensa esse custo.
E entre os pontos essenciais em um onboarding estão:
– Defina com o responsável por cada área o que é essencial no processo de acolhimento e preparação para as atividades diárias.
– Estabeleça um cronograma com dias e horários para as apresentações.
– Uma prática com ótimos resultados é o manual do colaborador. Isso o ajudará a consultar em caso de dúvidas, bem como incentivar o acesso facilitado a seus superiores.
– Esse processo pode ser feito online, presencial ou de forma híbrida, a depender do negócio.
– Antes de seguir para o onboarding da área em que atuará, o funcionário deve receber uma visão geral da empresa. Conhecer outros líderes importantes para o seu trabalho. Um vídeo gravado pelo diretor/CEO é bem-vindo e até mesmo a história do negócio.
– Outra ação de integração é a roda de conversa entre os mais antigos e os novatos. Se for presencial, um café ou almoço contribui para integrar a todos.
– Após finalizado todo o onboarding – varia conforme o tamanho da empresa – faça um acompanhamento para ver os resultados. Além de avaliar o desempenho do contratado, avalie também se o onboarding está atendendo as necessidades ou precisa passar por melhorias.
O Grupo Educavix tem uma consultoria especializada em processos de onboarding para diferentes áreas da empresa, com metodologias atuais e consultores que voltam o olhar para a cultura da sua empresa.
Atenção, senhores passageiros
Com a decolagem autorizada, o onboarding faz o seu papel de colocar todos em segurança no voo rumo ao sucesso de colaboradores e empresa.
Todos prontos para decolar? E se precisar de apoio da torre de comando, conte com a Educavix.